- O Cooperativismo é a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, objetivando vantagens comuns em suas atividades econômicas. Historicamente as organizações cooperativas foram conceituadas como a constituição legal de uma associação de pessoas que tenha por fim a melhoria econômica e social de seus membros pela exploração de uma empresa baseada na ajuda mínima e que respeite os princípios da adesão livre, administração democrática, retorna da proporção produtiva, juro limitado ao capital, neutralidade política e religiosa e fomento da edução cooperativa.
- No Brasil existem inúmeras organizações cooperativas, de diferentes atividades econômicas. A primeira cooperativa foi constituída em 1889 em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, que visava a aquisição de produtos agrícolas por parte dos cooperados. Desde então as cooperativas vão surgindo, sempre, com o objetivo de agregar valor em demandas sociais comuns.
Cooperativas
Os processos do cooperativismo tem como base uma serie de bases legais, dentre elas a Lei nº 5.764/1971 que norteiam as operações de uma cooperativa, direitos e deveres dos cooperados e todos os demais subsistemas. Temos expertise em todas essas operações, com atuação direta em cooperativas de serviços e produção de bens de consumo. As nossas ações são exclusivas e adaptáveis as demandas que as cooperativas, atualmente, estão submetidas.
- Os subsistemas das cooperativas carecem de uma gestão tributária, trabalhista e contábil adequada, o controle financeiro é assistido por nós com muita proximidade, visando o correto registro de todos os fatos administrativos. Por ser um negócio coletivo, sem finalidade de lucros, as cooperativas possuem demonstrativos contábeis específicos, desta forma é necessário o registro correto, pois todos os envolvidos neste negócio farão a leitura de sua performance por meio dessas peças contábeis específicas.
- Nossos serviços são customizados, temos relatórios financeiros diferenciados e adaptáveis as rotinas das cooperativas, atuando em todos os departamentos e setores das cooperativas. Faça a gestão contábil de sua cooperativa com quem possui experiência nesse tipo de negócio.
- As cooperativas possuem uma gestão fiscal e tributária única, com uma base legal específica, visando dirimir riscos de fraudes contra a ordem tributária. Com isso é imprescindível a realização do planejamento tributário periódico, visando a correta adequação do regime tributário, revisando a carga tributária sobre a produção do negócio e definindo estratégias exclusivas para cada cenário analisado.
- Existem vários riscos inerentes as operações das cooperativas e a correta gestão fiscal, podendo resultar em consequências graves junto aos órgãos competentes. Com isso, estamos preparados, para gerir todas as rotinas em função dos reflexos fiscais/tributários.
- A gestão trabalhista e previdenciária das cooperativas são peculiares as atividades econômicas em que desenvolvem, a grande maioria trabalha com a distribuição de sobras antecipadas, conforme a produção de cada cooperado, por isso contar com quem conhece e entende desses processos é fundamental para resguardarem de possíveis diligências trabalhistas judiciais apresentadas por erros de cálculos.
- Possuímos um software robusto, capaz de gerir o que tange os aspectos trabalhistas e previdenciários deste negócio coletivo, assim como apresentar as obrigações acessórias aos órgãos competentes, recolher encargos sociais efetivamente devidos, gerando, assim, economia e segurança à Cooperativa e seus Cooperados.
- Possuímos uma vasta experiência na gestão contábil das cooperativas, seguimos um rígido sistema de normas contábeis, desde normas contábeis internacionais como nacionais. Atualmente revisamos todos os processos de cotas de cooperados conforme a norma internacional ICPC 14, buscando refletir nas demonstrações contábeis a realidade dos fatos administrativos.
- Outrossim, para a apresentação estrutural das demonstrações contábeis, seguimos a norma nacional NBC T 10.8, que trata do formato de apresentação das peças contábeis. Desta forma, apresentamos a quem se interessar no negócio os devidos Balancetes de Verificação Periódicos, Balanço Patrimonial, Demonstração de Sobras ou Perdas, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração do Fluxo de Caixa, em conformidade com as bases legais vigentes.
CONTEÚDOS QUE SEPARAMOS PARA VOCÊConfira Aqui
-
MEI: O que muda para 2023
O MEI busca incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos onde essa formalização trás diversos benefícios…
29 de novembro de 2022 -
Mudanças na Legislação Tributária para Templos Religiosos
O Projeto de Lei nº 3.050/21 submete templos de qualquer culto às regras vigentes para as pessoas jurídicas que determinam…
3 de fevereiro de 2022 -
Governo Federal Veta Renegociação de Dívidas de Micro e Pequenas Empresas
O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente o projeto de lei que instituía o chamado Relp (Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos…
7 de janeiro de 2022 -
Nova Tributação para Caminhoneiros Autônomos
Foi sancionada na sexta-feira (31) a lei que altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte…
4 de janeiro de 2022